Setor Clínico e Pedagógico
Setor Clínico

Nossa metodologia tem como diferencial o atendimento terapêutico (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional) voltado para a busca e utilização de recursos de tecnologia assistiva, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Fisioterapia: tem como objetivo propiciar atividades posturais adequadas, fortalecimento muscular, alongamentos para viabilizar o movimento e, principalmente, variabilidade de posicionamento, o que permitirá uma melhora em suas habilidades funcionais.

Fonoaudiologia: oferece atendimento clínico-terapêutico nas áreas de linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, disfagia e comunicação suplementar e/ou alternativa. Na comunicação alternativa utilizamos o sistema PCS (Picture Communication System) e o BLISS (Blissmbols System).

Terapia Ocupacional: a atividade é a base do tratamento da reabilitação. A utilização de tecnologia assistiva é um diferencial que facilita e traz motivação às crianças e jovens, com o objetivo de desenvolver e alcançar seu potencial máximo.

Psicologia: Atendimento, acolhimento e orientação às famílias.

Setor Pedagógico

Atende crianças a partir de cinco anos de idade, independente do comprometimento motor. Os grupos são formados considerando a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo de cada um.

Sala de Educação Infantil: a proposta pedagógica privilegia atividades lúdicas e recreativas que são importantes recursos para a formação de conceitos e de habilidades.

Sala de estimulação: tem como objetivo promover experiências sensório-motoras a fim de estimular o desenvolvimento global das crianças através de brincadeiras e materiais de estimulação diversos.

Sala de pré-alfabetização: os conteúdos são trabalhados na forma de projetos e o foco principal é a aquisição da leitura e escrita. Para isso, são utilizados os recursos de tecnologia assistiva que permitem aos alunos se expressarem com autonomia.

Sala de jovens e adultos: destinada àqueles que já passaram por um processo de escolarização sem conseguir resultados esperados. O trabalho destinado ao grupo favorece as relações sociais, estimula a comunicação e as aprendizagens funcionais.

Pedagogia Individualizada: oferece atendimento individualizado para crianças e jovens que necessitam de apoio pedagógico a fim de atender suas necessidades específicas de aprendizado.

Artes Plásticas: nessa atividade os alunos têm a oportunidade de conhecer e utilizar diferentes materiais e técnicas artísticas, além de visitar exposições de artistas, ampliando seu universo e proporcionando a estimulação da expressão e criatividade.

Quem Somos

A Associação Nosso Sonho é uma instituição que promove a reabilitação de crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral.

Fundada em 2007, alia o tratamento clínico a praticas pedagógicas, utilizando recursos da tecnologia assistiva. Conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais experientes (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicóloga e pedagoga).

Associação Nosso Sonho